Selecione seu Idioma

Fundo de Desenvolvimento Comunitário

Engaje-se e fortaleça iniciativas de base comunitária que atuam para promover justiça socioambiental em Serra Grande (Uruçuca/BA) e entorno

Nós acreditamos que uma comunidade forte e engajada é protagonista de transformações positivas no território, construindo respostas inovadoras e coletivas aos desafios públicos. Por isso, o Fundo de Desenvolvimento Comunitário nasceu para potencializar iniciativas de base comunitária que atuam na valorização do território e no enfrentamento das desigualdades em Serra Grande (Uruçuca/Bahia) e entorno, por meio da doação de recursos financeiros e de apoio técnico no fortalecimento de suas capacidades.

Conectar pessoas, iniciativas comunitárias e causas estratégicas para construir um território mais justo e sustentável é o que nos move.

Contribua com o desenvolvimento comunitário em Serra Grande.

Fortalecer potências para diminuir desigualdades

Fortalecer potências para diminuir desigualdades
As doações de indivíduos, empresas e organizações, recebidas via Fundo de Desenvolvimento Comunitário, são destinadas a associações, coletivos e organizações comunitárias que, muitas vezes, enfrentam dificuldades no acesso a recursos. Um diagnóstico realizado pela Tabôa, em 2022, identificou, pelo menos, 25 iniciativas com foco em agendas socioambientais, como: juventudes, equidade de gênero, educação, arte e cultura, meio ambiente, participação cidadã, agricultura sustentável, turismo de base comunitária, dentre outras. Por meio do levantamento, foi possível identificar também necessidades e demandas desses grupos para seu desenvolvimento institucional, prioridades que orientam as ações de investimento financeiro e fortalecimento de capacidades via Fundo.

Por isso, doar para o Fundo é uma oportunidade de apoiar o desenvolvimento de Serra Grande a partir da escuta e do protagonismo da comunidade, valorizando os saberes locais e respondendo a demandas trazidas por quem vive e transforma positivamente o território.

Como funciona o Fundo

Fique por dentro do que acontece com sua doação

1
Indivíduos, empresas e organizações doam para o Fundo.
2
100% dos recursos doados são repassados às iniciativas selecionadas para receber apoio via Fundo, descontados imposto de doação e custos da transação bancária.
3
Iniciativas comunitárias aplicam recursos recebidos, com acompanhamento técnico da Tabôa.
4
Tabôa publica informes periódicos e relatórios anuais, evidenciando as transformações geradas.

Fique por dentro do que acontece com sua doação

1
Indivíduos, empresas e organizações doam para o Fundo.
2
100% dos recursos doados são repassados às iniciativas selecionadas para receber apoio via Fundo, descontados imposto de doação e custos da transação bancária.
3
Iniciativas comunitárias aplicam recursos recebidos, com acompanhamento técnico da Tabôa.
4
Tabôa publica informes periódicos e relatórios anuais, evidenciando as transformações geradas.

Conheça iniciativas já apoiadas

A primeira rodada de apoio do Fundo teve início em 2022 e se desdobra em 2023, com o aporte total de R$ 105 mil e apoio técnico para três iniciativas comunitárias de Serra Grande, que respondem a causas e demandas identificadas na escuta da comunidade e também em pesquisas realizadas pela Tabôa. Cada iniciativa recebeu um investimento de R$ 35 mil e passou a contar com acompanhamento técnico da Tabôa. Vem ver as potências apoiadas!

Feira Comunitária Saberes e Sabores

A Feira Comunitária Saberes e Sabores aposta na economia solidária como estratégia de fortalecimento do protagonismo das mulheres e de valorização da cultura do território onde está inserida.

Circo da Lua

A Associação Cultural Circo da Lua é uma iniciativa socioeducativa que busca  promover autonomia, autoestima e consciência cidadã para crianças, adolescentes e jovens.

Coletivo Serra Cria

O Coletivo Serra Cria é formado por jovens artistas de Serra Grande (Uruçuca, BA) que buscam inspirar outros jovens no caminho da arte, gerando representatividade a partir de elementos da cultura hip hop ...

Acessível, confiável e transparente

Encorajamos a conexão direta entre você, doador(a), e a iniciativa. Mas, se ainda não sabe para quem doar, fazemos essa ponte, por meio do Fundo. Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2014, quatro vezes reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil. Nossas contas são checadas, anualmente, e acumulamos seis auditorias externas sem ressalva.

Você também acredita que uma comunidade forte impulsiona o desenvolvimento sustentável do território? Então, engaje-se e apoie iniciativas de base comunitária.

Quer colaborar como voluntário(a)?

Envie uma mensagem para voluntariado@taboa.org.br

Perguntas frequentes

Quem pode participar das chamadas de apoio do Fundo de Desenvolvimento Comunitário?
Organizações formalizadas e grupos não formalizados sediados e com atuação em Serra Grande (Uruçuca, Bahia) e entorno (Camboinha, Gavião, Tesouras, área rural de Serra Grande, Tibina, Ponta do Ramo).
Quem seleciona as iniciativas a serem apoiadas?
Como será feita a seleção das iniciativas?
Quais são os critérios de seleção das iniciativas?
Qual o valor dos recursos disponibilizados para as iniciativas via Fundo?
Quais temas e causas são apoiadas pelo Fundo?
Quando abrem novas chamadas para o Fundo?
Além dos recursos financeiros doados via Fundo de Desenvolvimento Comunitário, como a Tabôa atua no fortalecimento de iniciativas comunitárias, por meio do Engaja Serra?

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação