Nossa teoria de mudança

O Corredor Ecológico Esperança Conduru localiza-se no Litoral Sul da Bahia, numa região de Mata Atlântica que abriga uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com grande potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas, agrícolas, pesqueiras, de economia criativa e de economia florestal.

Na região, encontram-se cinco Unidades de Conservação Ambiental — Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa Itacaré–Serra Grande, APA da Lagoa Encantada e Nascentes do Rio Almada, Parque Estadual da Ponta da Tulha e o Parque Municipal da Boa Esperança. A região também conta com importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão, como: a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Escola Rural Dendê da Serra e a Unidade Integrada do Sul da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).  

Por outro lado, a região enfrenta um ciclo crônico de desigualdade e pobreza, fruto do processo histórico e cultural de desenvolvimento, baseado em monocultura e concentração de renda, agravados pela decadência da economia cacaueira.

Este processo prejudicou o desenvolvimento de  economias tradicionais como a pesca, a agricultura e o extrativismo, reforçado por lesgislações ambientais mais rígidas. Neste contexto, a baixa qualificação técnica e profissional da população dificulta sua adaptação às novas tecnologias e oportunidades econômicas.  

As belezas naturais e a boa qualidade de vida têm atraído para a região pessoas do Brasil e do mundo que trazem novos costumes, provocam aumento dos preços das terras e do custo de vida, gerando conflitos socioculturais. O crescimento populacional na região vem provocando uma ocupação desordenada, ameaçando a manutenção da qualidade de vida e dos recursos naturais.

A Tabôa surge com a visão de promover o protagonismo de atores locais para que possam liderar o desenvolvimento econômico e social, em harmonia com os recursos ambientais locais. A sua atuação ocorre por meio de dois eixos estratégicos, sinergéticos e complementares: fortalecimento das vocações econômicas e protagonismo comunitário.  

O primeiro eixo — fortalecimento das vocações econômicas locais com base na sustentabilidade — é constituído pelos programas de crédito produtivo e incubação e fortalecimento de negócios e tem o objetivo de criar e fortalecer negócios em transição para sustentabilidade, gerar e manter postos de trabalho e melhorar a qualificação profissional. Acreditamos que contribuiremos para criação de negócios duradouros e prósperos por meio do acesso ao crédito, da melhoria da gestão, com oferta de cursos, assessorias e consultorias e do apoio à formalização e articulação dos empreendedores.

O segundo eixo — fortalecimento da sociedade civil como protagonista das mudanças — é implementado por meio do investimento em projetos socioambientais e desenvolvimento de organizações, coletivos e lideranças. Tem o objetivo de gerar relações comunitárias mais colaborativas e aprimorar suas capacidades. Acreditamos que contribuiremos para uma sociedade civil capaz de fazer a gestão do território de maneira ativa, por meio de apoio a projetos socioambientais, capacitações, consultorias e assessorias, apoio à formalização e espaços de articulação interinstitucional.

Esperamos que, ao fortalecer a sociedade civil e os empreendimentos locais e sua transição para a sustentabilidade, contribuiremos para a dinamização econômica e social, garantindo a preservação ambiental e gerando prosperidade e qualidade de vida para todos os atores do território.

Rua Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tels.: (73) 3239-6219 (Oi)
    (73) 99977-2698 (Vivo)

  Acompanhe-nos no Facebook

© 2017 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação

Pesquisa