Selecione seu Idioma

Governança

A Assembleia Geral e o Conselho de Administração da Tabôa são compostos por membros da comunidade e dos investidores.

No primeiro biênio, a Tabôa foi presidida por José Adolfo de Almeida Neto, professor do Programa de Desenvolvimento de Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e teve como Vice-presidente Marcel dos Santos, empresário local.

Após o primeiro biênio, foi presidida por Rui Rocha Barbosa e Jane Lima dos Santos (Vice-presidente), Branca Maria Vianna Moreira Salles, Antônio Augusto Cabral Paraíso Martins, José Adolfo de Almeida Neto, Maria Regina Santos, Ricardo Dórea Gomes da Costa e Anna Carolina Vicente (Conselheiros).

Rui Rocha passou a presidência para Cândido Azeredo, com Jane Lima dos Santos como vice-presidente. Além dessas instâncias de decisão, a Tabôa inovou ao criar o Comitê Comunitário, composto por lideranças locais, que apoia a organização na elaboração e decisão dos investimentos socioambientais.

Durante dois ciclos, Fernando Rossetti esteve à frente do Conselho de Administração que, em 2023, passou a ser presidido por Claudiana Figueiredo. Maria Regina Santos permanece na vice-presidência ao longo dos ciclos desses dois conselheiros.

Associados da Tabôa:

Claudiana Oliveira Campos FigueiredoPresidente

Maria Regina SantosVice-presidente

Jucigreide Lopes SantosConselheira de Administração

Ana Beatriz Goulart de FariaConselheira de Administração

Anna Carolina Victorino VicenteConselheira de Administração

Gisela Sales CordeiroConselheira de Administração

José Adolfo de Almeida NetoConselheiro de Administração

Thaís FerrazConselheira de Administração

Julianna Alves TorresConselheira de Administração

Gislene AnicetoConselheira Fiscal

Emerson Romualdo FernandesConselheiro Fiscal

Paulo Bernardino Sena JúniorConselheiro Fiscal

Cândido José N. M. de AzeredoAssociado

João Paulo dos Santos PacíficoAssociado

Branca Vianna de Moreira SallesAssociada

Fernando Rossetti FerreiraAssociado

Ricardo Dórea Gomes da CostaAssociado

Iuri Rocha RibeiroAssociado

Mário Celso Rodrigues CostaAssociado

Jane Lima dos SantosAssociada

Rui Barbosa da RochaAssociado

Comitê Assessor

Elaborou o plano inicial da Tabôa com apoio da Turbo – Aceleradora em 2014 e, em abril de 2015, participou do lançamento da iniciativa. O Conselho Assessor acompanha o trabalho desenvolvido apoiando-o em assunto pontuais.  O Comitê foi formado por especialista com experiências complementares. 

Breve descrição dos membros

CINDY LESSACoordenadora executiva da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social
e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo
ELAS e do Instituto Rio. Foi consultora sênior do Empreendedor para Empreendedor da Ashoka Global e diretora do programa brasileiro do Synergos Institute.

GABRIEL LIGABUEÉ formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade de São Paulo e especialista e consultor na criação de fundos territoriais. É assessor da Fundação Tide Setubal para implantação do Fundo Zona Leste Sustentável.

MANOEL SERRÃOÉ especialista em mecanismos econômicos e financeiros do Funbio. Foi gestor do Fundo Nacional Meio Ambiente. Formado em Energia da Pesca pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem um MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Brasília. Foi professor visitante do ESCAS/SP.

MARIO MONZONIDoutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Mestre em Administração de Política Econômica pela School of International
and Public Affairs (SIPA), da Columbia University, Nova York, EUA. Mestre em Finanças Públicas pela FGV-EAESP. Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Especializado em Sustentabilidade e Economia do Meio Ambiente, Mario é professor da FGV-EAESP e coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces). Já atuou junto ao Departamento de Pesquisas do Banco Mundial. Atuou em projetos de elaboração fundos para compensação de impactos socioambientais de hidrelétricas.

PAULO BELLOTTISócio e diretor executivo da
MOV Investimentos Ltda., trabalha desde 2004 com desenvolvimento de empresas nos setores de energia renovável, biodiversidade, piscicultura, agricultura orgânica e familiar, sementes, nutrição, microcrédito, conservação e eco-serviços, educação, saúde e habitação para a base da pirâmide. Fundou a Axial Gestão de Recursos Ltda onde gerenciou investimentos para Axialpar, Grupo Ecos e Janos Participações
Ltda. É formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, mestre em modelagem matemática pela Poli USP e mestre em gestão de inovação e políticas públicas pelo Massachusetts.

ROBERTO VILELA Administrador de Empresas e mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV, é especialista em microcrédito e microfinanças. Atuou como consultor de governos municipais, OSCIPs e bancos privados para criação e desenvolvimento de organizações e programas.

VERÔNICA DE LA CERDAAnalista da Mov Investimentos, especialista em investimento de impacto. É engenheira indústria pela Universidade Católica de Valparaíso, MA em estudos internacionais na University of Pennsylvania – The Lauder Institute, e MBA pela The Wharton School.

R. Osvaldo Ribeiro, 221 - Serra Grande
Uruçuca – Bahia – CEP 45.680-000

  • Email: atendimento@taboa.org.br
  • Tel.: (73) 99989-9719

  Acompanhe-nos no Facebook

Reconhecimento!

Prêmio melhores ONGs do Brasil.
Melhores ONGs
© 2024 - Tabôa Fortalecimento Comunitário. CNPJ: 21.498.105/0001-92 Makak Comunicação